O Presidente da República diz que o segredo da presidência portuguesa do Conselho da União Europeia está na união e na procura da estabilidade. Em declarações aos jornalistas, durante a visita à Eslovénia, Marcelo Rebelo de Sousa usou expressões como “unidade política” e “capacidade de mobilização” para descrever a situação vivida em Portugal:
A um mês do final da presidência portuguesa da UE, o Chefe de Estado espera ver aprovados mais Planos de Recuperação e Resiliência:
Declarações de Marcelo Rebelo de Sousa, após participar na Reunião do Trio de Presidências da União Europeia, de que fazem parte Portugal, a Alemanha e a Eslovénia, país que vai assumir os destinos do Conselho da União, a partir de 1 de julho.
O programa da visita oficial de três dias do Presidente da República à Eslovénia inclui, esta segunda-feira, vários encontros políticos e uma cerimónia oficial de boas-vindas, na Praça do Congresso, onde será colocada uma coroa de flores no Memorial às Vítimas de Todas as Guerras. Amanhã, Marcelo Rebelo de Sousa vai encontrar-se com estudantes de língua portuguesa da Universidade de Ljubljana.
Após a deslocação à Eslovénia, o Chefe de Estado português visita a Bulgária.