O Presidente da República vai falar ao país, esta quinta-feira, às 20 horas, sobre a dissolução do Parlamento e a data de eleições legislativas antecipadas, após ter ouvido os partidos e o Conselho de Estado.

Ontem, e segundo uma nota emitida no final da reunião, o Conselho de Estado deu parecer favorável à proposta de Marcelo Rebelo de Sousa para dissolução da Assembleia da República.

De acordo com a RTP, os Conselheiros de Estado Francisco Louçã e Domingos Abrantes votaram contra a dissolução do Parlamento, enquanto que o antigo Presidente da República, Cavaco Silva, defendeu que as eleições legislativas antecipadas não sejam agendadas para o mês de Janeiro, sugerindo que se realizem mais tarde.

Dos partidos representados no Conselho de Estado, apenas PCP e BE tinham manifestado publicamente discordância em relação à opção de dissolver a Assembleia da República e convocar eleições antecipadas na sequência do chumbo do Orçamento do Estado para 2022 na generalidade.

Quanto a datas para as legislativas antecipadas, PSD e CDS-PP indicaram preferência por 9 ou 16 de janeiro, PS, PCP, PEV e Chega 16 de janeiro, o BE defendeu eleições a partir dessa data, o PAN entre a segunda quinzena de janeiro e a primeira de fevereiro e Iniciativa Liberal não antes de 30 de janeiro.

A decisão do Chefe de Estado vai ser comunicada ao país, esta quinta-feira, às oito da noite.