Desde a primeira edição, os Prémios Projetos Semente de Investigação Interdisciplinar já apoiaram 29 projetos de investigadores da Universidade de Coimbra (UC) em início de carreira, o que corresponde a um financiamento global de 580 mil euros, com o apoio da Fundação Santander Portugal.
Os prémios, dinamizados pelo Núcleo das Áreas Estratégicas e pelo Instituto de Investigação Interdisciplinar da UC, foram instituídos em 2020 com dois objetivos centrais: por um lado, apoiar jovens investigadores na criação e implementação dos seus próprios projetos de investigação, potenciando a sua independência científica; e, por outro lado, promover a investigação interdisciplinar que junte cientistas de várias áreas do saber.
“Desde 2020, a iniciativa Projetos Semente de Investigação Interdisciplinar tem ajudado aos primeiros passos de dezenas de projetos de investigação com forte potencial e que envolvem áreas estratégicas que a Universidade de Coimbra considera particularmente relevantes. Acredito que ainda ouviremos falar muito de vários destes projetos, com ganhos evidentes de produção e transferência de conhecimento para a sociedade”, afirma o Reitor da Universidade de Coimbra, Amílcar Falcão.
Em cada edição, têm sido financiados até cinco projetos, cada um com 20 mil euros e um por cada área estratégica da UC: Saúde; Clima, Energia e Mobilidade; Recursos Naturais, Agroalimentar e Ambiente; Digital, Indústria e Espaço; e Património, Cultura e Sociedade Inclusiva. Além da participação dos líderes dos projetos financiados, estima-se que os prémios tenham envolvido mais 100 investigadores da UC de várias do saber.
O Vice-Reitor da UC para a Investigação e Diretor do Instituto de Investigação Interdisciplinar, João Ramalho-Santos, destaca que o conhecimento produzido no âmbito dos projetos financiados tem tido grande visibilidade “com cerca de 18 artigos submetidos como resultado destes prémios e 80 comunicações apresentadas em conferências, dados que refletem a qualidade e o impacto das investigações realizadas”.
“A investigação e a inovação são motores de progresso e, por isso, temos apoiado sempre esta iniciativa. Os investigadores candidataram-se para mais esta edição dos Prémios Projetos Semente de Investigação Interdisciplinar através da Santander Open Academy, uma plataforma que é um exemplo do nosso compromisso com a educação, a investigação e a capacitação de talento em Portugal. Reconhecemos em Coimbra o excelente ecossistema que permite que os projetos cheguem mais longe e hoje tivemos aqui alguns exemplos que mostram isso mesmo.”, afirma Inês Rocha de Gouveia, Diretora do Santander Universidades.
A entrega dos prémios da edição de 2025 decorreu esta tarde, tendo sido distinguidos cinco projetos: Design of Antimicrobial/Antiviral Coatings for Textiles used in Health Environments (SAFE-TEX), do investigador do Centro de Engenharia Mecânica, Materiais e Processos, Fábio Ferreira; Smart Well-being for Every Space (EnviroSense), do investigador da Associação para o Desenvolvimento da Aerodinâmica Industrial, Behrang Chenari; A Digital Twin for Local Food Supply Chains in Estrela UNESCO Global Geopark (ESTRELA TWIN), do investigador do Centro de Informática e Sistemas, João Barata; Cognitive-Driven Robot Interaction: Exploring the Role of Neural and Psychological Feedback in Collaborative Robotics (CoDRI), do investigador do Instituto de Sistemas e Robótica, Gustavo Assunção; e Between voices of music: Forging musical identities in Carlos Paredes’ guitar-voice collaborations in Fado-Canção de Coimbra (BETWEEN VOICES), da investigadora do Centro de Estudos Interdisciplinares, Nádia Moura.
A cerimónia, que assinalou também os cinco anos de implementação deste galardão na UC, contou ainda com palestras de dois investigadores portugueses que conquistaram financiamento do prestigiado Conselho Europeu de Investigação: o docente do Departamento de Ciências da Vida da Faculdade de Ciências e Tecnologia da UC e investigador do Centro de Ecologia Funcional, Paulo Rocha, e a investigadora do Centro de História da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, Joana Gaspar de Freitas.
Foram ainda partilhados testemunhos de projetos vencedores de edições anteriores, que sublinharam o impacto transformador desta iniciativa, reconhecendo o impacto decisivo dos Prémios Projetos Semente de Investigação Interdisciplinar na carreira e no avanço científico.
Mais informações sobre as várias edições dos prémios estão disponíveis em www.uc.pt/iii/iiiuc-apoia/seedprojects-uc/.
Projetos Premiados na Edição de 2025 dos Prémios Projetos Semente de Investigação Interdisciplinar
Área Estratégica Saúde
Título: Design of Antimicrobial/Antiviral Coatings for Textiles used in Health Environments (SAFE-TEX)
Investigador Principal: Fábio Ferreira
Afiliação: Centro de Engenharia Mecânica, Materiais e Processos (CEMMPRE)
Descrição: O projeto SAFE-TEX desenvolverá têxteis de alta tecnologia com propriedades antimicrobianas e antivirais avançadas para ajudar a prevenir infeções em hospitais e no dia a dia. Utilizando tecnologia de ponta, esses têxteis oferecerão proteção extra, garantindo também a sustentabilidade ambiental. Liderado por investigadores da Universidade de Coimbra, o SAFE-TEX contribuirá para um futuro mais saudável e seguro para todos.
Área Estratégica Clima, Energia e Mobilidade
Título: Smart Well-being for Every Space (EnviroSense)
Investigador Principal: Behrang Chenari
Afiliação: Associação para o Desenvolvimento da Aerodinâmica Industrial (ADAI)
Descrição: EnviroSense, um projeto interdisciplinar, propõe uma solução inovadora para monitorizar em tempo real a qualidade ambiental interior e a saúde dos ocupantes, promovendo o bem-estar e a eficiência energética. O projeto visa criar ambientes interiores mais saudáveis e sustentáveis, em alinhamento com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU.
Área Estratégica Recursos Naturais, Agroalimentar e Ambiente
Título: A Digital Twin for Local Food Supply Chains in Estrela UNESCO Global Geopark (ESTRELA TWIN)
Investigador Principal: João Barata
Afiliação: Centro de Informática e Sistemas (CISUC)
Descrição: O projeto Estrela Twin visa criar uma arquitetura de um gémeo digital para a cadeia de produção do queijo Serra da Estrela. Será desenvolvida uma prova de conceito envolvendo entidades da região e um modelo para monitorizar e avaliar as práticas de produção sustentável.
Área Estratégica Digital, Indústria e Espaço
Título: Cognitive-Driven Robot Interaction: Exploring the Role of Neural and Psychological Feedback in Collaborative Robotics (CoDRI)
Investigador Principal: Gustavo Assunção
Afiliação: Instituto de Sistemas e Robótica (ISR)
Descrição: O projeto CoDRI posiciona-se na vanguarda da automação industrial e coexistência humano-máquina, focando-se na crescente influência de robótica sobre experiência e desempenho. Tem como objetivo principal a extração de informação relevante de sinais neurológicos e psicológicos humanos, demonstrados durante interação com robots colaborativos, e a sua aplicação como factor de regulação física e social dos mesmos. Conjetura-se que este processo adaptativo levará a ganhos tanto em produtividade como no bem-estar do trabalhador.
Área Estratégica Património, Cultura e Sociedade Inclusiva
Título: Between voices of music: Forging musical identities in Carlos Paredes’ guitar-voice collaborations in Fado-Canção de Coimbra (BETWEEN VOICES)
Investigadora Principal: Nádia Moura
Afiliação: Centro de Estudos Interdisciplinares (CEIS20)
Descrição: Between Voices investigará o impacto das colaborações de Carlos Paredes com cantores do Fado-Canção de Coimbra na evolução da identidade, inovação estilística e impacto social deste património cultural imaterial, tendo como objetivo a sua documentação e preservação.