O preço dos combustíveis volta a aumentar na próxima semana. De acordo com a CNN, gasolina vai aumentar cerca de 2,5 cêntimos por litro, ao passo que o gasóleo deverá ficar 1,5 cêntimos mais caro.
Na quinta-feira, o preço médio do gasóleo simples era de 1,735 euros por litro, ao passo que a gasolina simples 95 era de 1,683 euros por litro, de acordo com dados da Direção-Geral de Energia e Geologia (DGEG).
Ainda a este propósito, os ministros da Energia da União Europeia chegaram, esta sexta-feira, a acordo, em Bruxelas, sobre uma intervenção de emergência face à escalada dos preços na energia que contempla uma contribuição solidária sobre os lucros excecionais de empresas do setor energético.
O ministro do Ambiente e Ação Climática, Duarte Cordeiro, disse que o Governo português vai agora adaptar o regulamento à sua realidade:
Por cá, o secretário de Estado dos Assuntos Fiscais, António Mendonça Mendes, afirmou que o Governo não irá permitir às gasolineiras reclamar a Contribuição do Serviço Rodoviário (CSR) que foi paga pelos consumidores:
O Parlamento aprovou a proposta do Governo que altera o Código dos Impostos Especiais de Consumo, transpondo três diretivas, e que clarifica que a receita cobrada através da Contribuição do Serviço Rodoviário (CSR) está integrada no ISP.