A Praia de Mira comemora mais um ano de distinção ambiental ao conservar o prestigiado Galardão da Bandeira Azul. Este reconhecimento, concedido pela Associação Bandeira Azul de Ambiente e Educação (ABAAE), realça a qualidade excecional das praias em termos de limpeza, segurança e gestão ambiental.
Desde a sua introdução na Europa em 1987, a Praia de Mira tem sido um ponto de referência global como a única zona balnear marítima a receber consistentemente a Bandeira Azul. Esta conquista é testemunho do compromisso contínuo da comunidade local e das autoridades municipais com a preservação e conservação deste tesouro natural.
Juntamente com a Praia de Mira, também a praia do Poço da Cruz foi agraciada com o Galardão da Bandeira Azul pelo 18.º ano consecutivo, solidificando o compromisso do Município de Mira com a excelência ambiental.
Artur Fresco, presidente da Câmara Municipal de Mira, expressou o orgulho da comunidade por manter este reconhecimento ao longo de décadas, destacando o papel fundamental dos colaboradores municipais e de todos os envolvidos na preservação de ambas as praias do concelho de Mira “A excelente gestão ambiental e o empenho de todos, permitiu manter a Bandeira Azul na Praia de Mira ao longo destes 38 anos. A Praia de Mira é uma referência mundial, a única no mundo que mantém este ‘selo’ de qualidade desde a sua introdução em 1987. Este galardão, a par com o prémio 5 estrelas regiões, na categoria praias, reforça o reconhecimento da qualidade de excelência, da qual podem usufruir todos os que visitam as praias do nosso concelho”, acrescentou.
Com o início da época balnear a aproximar-se, estão em andamento os preparativos para garantir as melhores condições para receber os visitantes. Trabalhos como a regularização das areias, ações de educação ambiental e de limpeza, melhoria das acessibilidades e reforço da segurança estão a ser cuidadosamente planeados para garantir uma experiência segura e agradável para todos.
Portugal conta este ano com 440 praias, marinas e embarcações com Bandeira Azul, mais oito que em 2023, tornando-se o segundo país do mundo com maior número de praias fluviais galardoadas, anunciou hoje a Associação Bandeira Azul Europa.
O anúncio foi feito no Aquário Vasco da Gama, no Dafundo, concelho de Oeiras, distrito de Lisboa, pelo presidente da Associação Bandeira Azul da Europa, José Archer, que adiantou que na próxima época balnear vão hastear a Bandeira Azul 398 praias, distribuídas por 103 municípios.
O Programa Bandeira Azul, em 2024, sob o tema “O Mar precisa de Líderes! A tua praia é a tua causa!” pretende destacar não apenas a beleza do mar, mas também o esforço contínuo em proteger a sua biodiversidade, reconhecendo aqueles que, através das suas ideias e ações, fazem a diferença todos os dias para garantir um futuro sustentável para as gerações vindouras.