O Ministério da Agricultura reconheceu, esta segunda-feira, que cerca de “40% do território nacional” está em “situação de seca severa e extrema”. Está situação justifica-se com as temperaturas acima do normal, as ondas de calor e a pouca chuva em março e abril contribuíram para o agravamento, sobretudo no sul do país.

Em declarações aos jornalistas, a ministra Maria do Céu Antunes avança que este cenário permite acionar medidas para apoiar os agricultores:

A responsável pela pasta da agricultura, que já assinou o despacho que confirma este cenário de seca, revela que os Municípios afetados ficam a sul do Tejo:

Também esta segunda-feira, o ministro da Administração Interna deixou um aviso sobre o risco de incêndio no país. Em Portalegre, José Luís Carneiro disse que este verão será ainda mais exigente do que o ano passado:

Cerca de 40% do território nacional encontra-se em seca severa e extrema. Os 67 concelhos nesta situação situam-se nos distritos de Beja, Évora, Faro, Portalegre, Santarém e Setúbal.