O boletim da Direção-Geral da Saúde, divulgado ao início da tarde desta quarta-feira, revela que, até às 24 horas de terça-feira, Portugal registou 5.891 novos casos de infeção, 79 mortes e 4.257 recuperados da covid-19.

O documento indica que há mais 23 pessoas internadas nos serviços hospitalares, num total de 3.051, das quais 432 estão em cuidados intensivos, mais uma do que ontem.

No total, há, neste momento, 78.641 casos ativos, mais 1.555 em relação a terça-feira. As autoridades de saúde têm sob vigilância 79.627 pessoas.

Na habitual conferência de imprensa da DGS, a ministra da Saúde manifestou preocupação pelo facto de mais de mil, do total de novos infetados, ter idade compreendida entre os 40 e os 49 anos:

Marta Temido revelou ainda que a maior taxa de incidência de novos infetados continua a registar-se no Norte do país:

A ministra da Saúde adiantou ainda que Portugal deve receber as primeiras doses das vacinas contra a covid-19 em janeiro, mas acrescentou que o país tem de estar tecnicamente preparado para todas as fases da distribuição da vacina:

O essencial da conferência de imprensa da ministra da Saúde, após a divulgação dos números das últimas 24 horas, respeitantes à evolução da pandemia do novo coronavírus em Portugal.

Desde o início, em março. já recuperaram da doença 153.702 pessoas, dos 263.015 casos confirmados de Covid-19. Há a lamentar também 3.632 mortes. No concelho de VN Poiares, Coimbra, existem, nesta altura, 11 casos ativos, de um total de 33 acumulados desde março, o que significa que 22 pessoas já recuperaram da doença.

Ainda em Poiares, uma fonte do Centro de Saúde informa que já não há vacinas contra a gripe sazonal. De acordo com a mesma fonte, o stock está esgotado, pelo que, para já, os utentes que não foram vacinados terão de aguardar por novas informações.