Lisboa, que antes da pandemia vencia nesta categoria, está cada vez mais longe do pódio.

Portugal subiu uma posição no ranking e é hoje o 8.º país do mundo onde melhor se fala inglês. Contudo, se durante anos Lisboa era onde mais se falava esta língua estrangeira, eis que a capital está cada vez mais longe do pódio.

Os dados são do relatório EF English Proficiency Index (EF EPI) – que analisa dados de mais de 2,2 milhões de falantes não nativos de inglês, em 113 países e regiões.

Olhando especificamente para dentro do país, a cidade onde melhor se fala inglês é em Coimbra. A cidade dos estudantes, com 636 pontos, equipara-se com as melhores capitais do mundo: Amesterdão (646 pontos), Viena (640 pontos) e Copenhaga (639 pontos).  

A distinção é inédita para Coimbra, assim como é inédito que, desde que se publica este estudo, nem Lisboa nem Porto constem do pódio das cidades portuguesas onde melhor se fala inglês. A Cidade Invicta tinha arrecadado esse título em 2019, 2020 e 2021. Braga levou o prémio em 2022.

Atualmente o pódio é composto por Coimbra, Braga e Guimarães. Segue-se Porto, Aveiro, Lisboa, Leiria e Setúbal.

No geral, os resultados das provas dos portugueses foram este ano piores do que o ano passado. Portugal tinha baixado 11 pontos o ano passado e volta a perder mais sete. Ainda assim, beneficia da derrapagem de outros para subir um lugar no índice que avalia a proficiência na língua inglesa, pode ler-se em comunicado da Education First.

O oitavo lugar a nível mundial assegura a Portugal o estatuto de “Proficiência Elevada” – que conquistou pela primeira vez há quatro anos.

A nível mundial, Países Baixos, Singapura e Áustria são os três países, respetivamente, onde melhor se fala inglês. Os holandeses arrecadam o troféu há quatro anos consecutivos.