Golo tardio dos sérvios deu vitória e qualificação direta para o Mundial do próximo ano. Equipa das quinas tem mais dois jogos pela frente se quiser chegar ao Campeonato do Mundo.
Portugal caiu de gatas e aos pés dos sérvios. A equipa das quinas tinha tudo para fechar, este domingo, a qualificação direta para o Mundial’2022, mas deitou tudo a perder com uma derrota frente à Sérvia, por 2-1.
Apesar do golo madrugador dos lusos, os sérvios fizeram por querer mais a vitória e foi em cima do minuto 90 que a formação dos Balcãs alcançou a vitória, empurrando Portugal para o playoff de apuramento, numa dura realidade que tem sido profícua para os portugueses. Afinal, a calculadora tem sido a melhor amiga dos portugueses nas qualificações para Campeonatos da Europa, mas também do Mundo.
Renato Sanches abriu o marcador para a turma liderada por Fernando Santos, que pouco mais fez durante a partida. Tadic empatou para os sérvios, num lance em que Patrício podia ter feito melhor, e Mitrovic garantiu a vitória para os sérvios ao soar do gongo, que levam para casa uma milionária quantia de um milhão de euros que será distribuída por toda a equipa.
Filme do jogo:
Como era de esperar, Fernando Santos procede a algumas alterações no onze inicial em relação ao jogo com a Irlanda, lançando em campo Renato Sanches, Bernardo Silva e Diogo Jota.
A precisar de, pelo menos um empate, para carimbar o bilhete para o Mundial’2022, os campeões europeus em 2016 começaram o jogo muito bem e marcaram logo aos dois minutos por Renato Sanches. Bernardo Silva roubou a bola ao ex-Sporting Gudelj e deixou para o médio do Lille, que, sem ninguém pela frente, seguiu para a entrada da área e atirou para o fundo das redes.
Mas quando se esperava que este golo madrugador guiasse a equipa das quinas para uma vitória tranquila, o que se viu no relvado do estádio da Luz, habitual talismã nos jogos da seleção, foi precisamente o oposto, com a Sérvia a controlar as operações no encontro.
A equipa dos Balcãs, que tinha forçasamente de vencer para garantir o primeiro lugar e qualificação direta para a prova – tinha inclusive um incentivo milionário para alcançar os três pontos -, reagiu muito bem ao golo sofrido, e esteve diversas vezes perto de empatar o encontro.
Os balcânicos adiantaram linhas começaram a jogar no meio-campo. Vlahovic deu o primeiro aviso com um remate certeiro ao poste aos 12 minutos, e o golo do empate acabou mesmo por acontecer aos 33 minutos, num lance em que Rui Patrício podia ter feito melhor. Tadic rematou fraco à entrada da área, a bola desviou em Danilo, mas Rui Patrício, não conseguiu segurar a bola e acabou por ficar mal na fotografia.
Após o empate, os sérvios continuaram por cima no encontro, dispondo de várias oportunidades para aumentar a contagem. Vlahovic ainda colocou a bola no fundo das redes, mas o lance acabaria anulado por fora de jogo.
O jogo era totalmente dominado pelos forasteiros, e era urgente mudar de atitude na segunda parte. Fernando Santos tardou a fazer as primeira mexidas, e a Sérvia continuou a assumir as custas do encontro, com Portugal a defender como podia o empate que valia o bilhete para o Mundial’2022.
As entradas de Bruno Fernandes e de João Palhinha, assim como o recuou de Danilo Pereira para a zona dos três centrais, equilibraram mais a equipa das quinas, mas os lusos continuaram sem conseguir criar oportunidades de perigo junto da baliza defendida por Predrag Rajkovic.
No entanto, costuma-se dizer que quem joga para o empate arrisca-se a perder o jogo, e foi mesmo o que aconteceu. A Sérvia pressionou, pressionou, e levou mesmo a água ao seu moinho ao cair do pano. Tadic cruzou e Mitrovic apareceu qual salvador a marcar o golo da vitória.
Portugal perdeu, assim, uma oportunidade de ouro para garantir a qualificação direta para o Mundial’2022. Seguem-se agora dois jogos a contar para o playoff, que estão marcados para o final do mês de março, mais propriamente para os dias 24 e 29, ainda que o adversário não esteja, para já, definido.
Momento do jogo: Balde de água fria para as cores nacionais. A segurar o empate desde meio da primeira parte, a equipa das quinas sofreu o golo da derrota ao soar do gongo.