Um estudo internacional realizado em 123 países coloca Portugal no 6.º lugar no ranking de conhecimentos de inglês, segundo o Education First English Proficiency Index (EF EPI) 2025. Com uma pontuação de 612 em 800, os portugueses superam a média mundial de 488 pontos. A Holanda lidera o ranking com 624 pontos, seguida da Croácia, Áustria, Alemanha e Noruega.
O teste avaliou leitura, audição, fala e escrita, sendo que a expressão oral continua a ser o maior desafio, com os portugueses a registarem 130 pontos abaixo da leitura, a competência mais forte (632 pontos). As diferenças entre homens e mulheres são mínimas, com ligeira vantagem para os homens.
Regionalmente, os melhores resultados surgem no centro e norte do país, com destaque para Coimbra, Braga, Aveiro e Viseu; Coimbra lidera o ranking nacional com 639 pontos. Por outro lado, Bragança, Viana do Castelo e Setúbal apresentam as pontuações mais baixas.
Os mais jovens, entre 18 e 20 anos, obtêm as melhores notas, e alunos e professores destacam-se com médias próximas de 650 pontos. Profissionais das áreas jurídicas e de Tecnologias de Informação seguem de perto.
Constança Oliveira e Sousa, da EF Portugal, alerta para o impacto da inteligência artificial: ferramentas de tradução instantânea podem reduzir a motivação para aprender inglês, mas também oferecem novas oportunidades de aprendizagem personalizada e acessível a qualquer hora.