Este verão, há mais de 20 novas praias com a bandeira azul, que começa a ser hasteada em vários pontos do país. No total, este ano, Portugal conta com 431 praias, marinas e embarcações com este galardão, símbolo de qualidade ambiental.

Em entrevista à RTP, a responsável executiva Associação Bandeira Azul, Catarina Gonçalves, explica os motivos para este aumento de praias com o galardão:

Entre as 431 praias que vão exibir a bandeira azul nesta época balnear, há 97 da região Centro de Portugal: 62 praias costeiras (mais duas que em 2021), 31 interiores (mais quatro) e ainda quatro embarcações de ecoturismo (mais duas).

Em Coimbra: Poço da Cruz e Praia de Mira (Mira); Praia da Tocha (Cantanhede); Buarcos, Cabo Mondego, Costa de Lavos, Cova Gala, Cova Gala-Hospital, Figueira da Foz-Relógio, Leirosa, Murtinheira, Quiaios e Tamargueira (Figueira da Foz); Palheiros-Zorro e Rebolim (Coimbra); Reconquinho e Vimieiro (Penacova); Bogueira e Senhora da Piedade (Lousã); Peneda e Alvares (Góis); Côja, Secarias e Piódão (Arganil); Alvôco das Várzeas (Oliveira do Hospital); Ronqueira (Tábua); Louçainha (Penela); Janeiro de Baixo, Pessegueiro, Pampilhosa da Serra e Santa Luzia (Pampilhosa da Serra).