Portugal está a atingir o pico da atual vaga da pandemia e, nas próximas semanas, vai registar-se uma redução de infeções, internamentos e de mortes por covid-19, estima o Instituto Superior Técnico.

Segundo o relatório do grupo de trabalho de acompanhamento da pandemia, a que a agência Lusa teve acesso, o índice de transmissibilidade do vírus está em descida acentuada em todo o país e já se aproxima de 1 em média geométrica a sete dias, o que indica que o pico da incidência já está a ser atingido.

De acordo com o documento elaborado por Henrique Oliveira, Pedro Amaral, José Rui Figueira e Ana Serro, que compõem o grupo de trabalho coordenado pelo presidente do IST, Rogério Colaço, a taxa de variação de casos a nível nacional está próxima de 0 por cento, o que também indica que Portugal está a atravessar o pico da incidência.

Este grupo de acompanhamento da pandemia confirma plenamente a previsão anterior de que, devido às pessoas vacinadas e às que foram infetadas, depois do final de fevereiro toda a população terá alguma imunidade ao vírus SARS-CoV-2.