O boletim da Direção-Geral da Saúde, divulgado esta segunda-feira, revela que, nas últimas 24 horas, Portugal registou mais 3.996 casos de infeção por Covid-19, 91 mortos e 3.560 recuperados.

No mesmo período, deram entrada mais 11 doentes em Unidades de Cuidados Intensivos, totalizando, neste momento, 426. Em relação aos internamentos, estão, nesta altura, 3.040 pessoas internadas em enfermaria, mais 111 do que ontem.

Neste momento, estão 80.045 casos de infeção ativos, mais 345 do que no último relatório.

Na primeira conferência de imprensa desta semana, a diretora-geral da Saúde informou que, devido à intensa atividade pandémica, foi necessário melhorar o sistema de tratamento de dados:

Quanto à diminuição do número de infetados, Graça Freitas considera ser precoce estabelecer uma relação direta com as medidas de confinamento parcial impostas pelo Governo:

Em relação ao primeiro fim de semana com restrições de circulação nos 191 concelhos de risco, a diretora-geral da Saúde diz que correu bem:

Questionada sobre as vacinas, no dia em que surgiu mais uma notícia animadora, da qual já falamos, Graça Freitas respondeu de forma cautelosa, embora adiantando que a vacinação será gratuita em Portugal:

O essencial da conferência de imprensa da diretora-geral da Saúde, no dia em foi atingido um novo máximo de mortes por covid-19.

O relatório das últimas 24 horas indica 91 vítimas mortais, 3.996 novos casos de infeção e 3.560 recuperados. De referir que no concelho de VN Poiares, há, neste momento, 10 casos ativos, de um total de 30 acumulados desde março.

Estes números são confirmados pelo presidente da Câmara. João Henriques esclarece também os dados apresentados esta segunda-feira, no boletim da DGS:

Desde o início da pandemia, o país totaliza 225.672 casos confirmados, 3.472 vítimas mortais e 142.155 pessoas curadas da covid-19.