Portugal ainda não tem um plano de vacinação contra a covid-19, ao contrário de outros países europeus, que estão prontos para dar vacinas já a partir do próximo mês de dezembro.
No nosso país, foi apenas criada uma comissão para acompanhar o plano de vacinação, que reúne hoje, pela segunda vez.
No entanto, a ministra da Saúde, Marta Temido, garante que está a ser preparado um plano a quatro dimensões e assegura que quando houver vacina, o país vai estar preparado para fazer a distribuição e a vacinação:
A comissão para acompanhar o plano de vacinação engloba as várias entidades da área da saúde, nomeadamente a DGS e o Infarmed, para além das Forças Armadas e Proteção Civil, como refere o ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita:
Recorde-se que Portugal vai comprar 16 milhões de doses de três vacinas diferentes. Segundo a SIC Notícias, a vacina da AstraZeneca será armazenada numa antiga fábrica na zona industrial de Coimbra.
Recorde-se que esta é a vacina que oferece menos dificuldades, pode ser transportada e armazenada nas condições normais de refrigeração, entre os 2º e os 8ºC, uma temperatura comum a vários medicamentos.