O convite aos mais velhos para se inscreverem nas licenciaturas e mestrados do IPG foi feito pelo seu presidente, Joaquim Brigas, na abertura da Conferência SER 65+, dedicada ao envelhecimento ativo e saudável: “Irá melhorar a vida daqueles que escolherem estudar ao longo do seu processo de envelhecimento, cultivando a frescura física e intelectual, sendo úteis, aprendendo, convivendo e apoiando os mais novos”.
O presidente do Instituto Politécnico da Guarda – IPG, Joaquim Brigas, desafiou hoje os seniores da região da Guarda a voltarem a estudar e a matricularem-se nos seus cursos de licenciatura e de mestrado. Joaquim Brigas anunciou a criação do Gabinete de Apoio ao Estudante Sénior no IPG para acompanhar todos os interessados em ingressar no ensino superior no Politécnico da Guarda. O IPG irá criar as figuras de “tutores” e de “mentores” para que os estudantes seniores possam acompanhar, apoiar e orientar os seus colegas mais novos dando uso às competências que adquiriram ao longo das carreiras profissionais.
“O Politécnico da Guarda lança o desafio aos seniores da região para que venham estudar e completem, ou renovem, as suas formações académicas nas nossas escolas”, afirmou Joaquim Brigas na abertura da Conferência SER 65+, um encontro que reúne na Guarda especialistas de Portugal e de Espanha para debater estratégias e soluções que promovam o envelhecimento ativo e saudável nas regiões de baixa densidade populacional. O projeto SER65+ é financiado pelo Programa Interreg Espanha–Portugal, um instrumento de cooperação transfronteiriça apoiado pela União Europeia.
“Muitos de vós, com sessenta/setenta anos, acabaram de se aposentar das carreiras profissionais e estão em condições de tranquilidade económica, e de capacidade cognitiva e intelectual, para aumentar os vossos conhecimentos e as vossas competências”, afirmou o Joaquim Brigas. “Há muitos seniores na Guarda e na área de influência do IPG que têm todas as condições para retomar a formação académica que concluíram ou interromperam quando tinham vinte e poucos anos”, continuou o presidente do IPG. “E há também aqueles que, por diversas razões, não estudaram tanto quanto desejavam – e que têm agora uma oportunidade ímpar para o fazerem em verdadeiros cursos de licenciatura ou mestrado”.
“Produtivo convívio intergeracional”
O novo Gabinete de Apoio ao Estudante Sénior que o IPG irá abrir terá como função apoiar os candidatos a escolherem a área de formação em que querem estudar e no reconhecimento de competências e estabelecimento dos ECTS necessários para completarem as licenciaturas. O Gabinete ajudará também na formalização dos processos de inscrição e noutras questões em que surjam dificuldades.
“Queremos assegurar que não será por questões burocráticas, ou por desajustamento da máquina administrativa, que os seniores deixarão de estudar nas nossas escolas”, afirmou Joaquim Brigas, sublinhando o “óbvio” interesse do IPG em poder recrutar “pessoas com uma vida rica de muitas décadas, com imensos conhecimentos e experiências”, os quais “serão ótimos colegas para os alunos que entram nos cursos com 18 ou 19 anos”.
O Politécnico da Guarda irá criar as figuras de “tutores” e de “mentores” para que os futuros alunos seniores possam acompanhar, apoiar e orientar os seus colegas mais novos. As funções que vão ser atribuídas aos estudantes mais velhos poderão ir da tutoria em atividades de empreendedorismo na incubadora de startups do IPG, até à mentoria em práticas pedagógicas, na formação de professores ou noutras áreas em que a sua experiência profissional possa ser útil.
“Este nosso desafio aos seniores vai-nos enriquecer muito enquanto instituição”, afirmou Joaquim Brigas. “Mas irá também melhorar a vida daqueles que escolherem estudar ao longo do seu processo de envelhecimento, cultivando a frescura física e intelectual, sendo úteis, aprendendo, convivendo e apoiando os mais novos”. O resultado, conclui o presidente do IPG, “será um produtivo convívio intergeracional”.