Os agentes da PSP realizam uma ação de protesto, esta quarta-feira à tarde, em frente ao Ministério da Administração Interna, na Praça do Comércio, em Lisboa.

As forças policiais estão descontentes com o tratamento dado pelo Governo à questão da pré-reforma naquela força de segurança. Ouvido pela Antena 1, Paulo Santos, da Associação Sindical dos Profissionais da Polícia, fala de tratamento desigual, quando comparado com os militares da GNR:

Segundo este responsável, muitos agentes acabam por ficar contrariados na instituição e que muitos até metem baixas prolongadas:

No protesto desta tarde, os agentes da PSP vão exibir as algemas, de forma simbólica, para dizer que estão reféns das políticas do Governo.

Segundo o estatuto profissional da PSP, existem duas formas para os polícias passarem à pré-aposentação. Uma passa pelo requisito de ter atingido os 55 anos de idade e 36 de serviço e a outra prende-se com o limite de idade, que são os 60 anos.