O plano estabelecido para a vacinação das pessoas com mais de 65 anos, com a terceira dose da vacina anti-covid, não está a ser cumprido.
O objetivo da ‘task force’ era vacinar 1 milhão e 500 mil pessoas, até 19 de dezembro, mas, até agora, apenas 351 mil receberam a terceira doce da vacina.
O bastonário da Ordem dos Médicos, Miguel Guimarães, está preocupado com o ritmo de vacinação e considera que o atraso se deve à falta de um rosto que lidere o plano:
A diretora-geral da Saúde reconhece o atraso. No entanto, Graça Freitas justifica os números com a faixa etária da população que vai receber a terceira dose. A responsável volta a apelar também à vacinação:
Em relação à vacina da gripe, foram vacinadas, até ao momento, 811 mil pessoas. No entanto, o processo continua a levantar algumas dúvidas, como refere Nuno Jacinto, presidente da Associação Portuguesa de Medicina Geral e Familiar:
Neste momento, registam-se 40 por cento de faltas, um cenário que deverá manter-se, segundo os médicos, com a abertura do auto-agendamento dos 70 anos, esta segunda-feira.
O plano de vacinar, até 19 de dezembro, as pessoas a partir dos 65 pode estar comprometido. Mais de 500 mil utentes já deveriam estar vacinados, mas até agora apenas 351 mil receberam a terceira dose da vacina anti-covid.
Entretanto, o Centro de Vacinação de Vila Nova Poiares, Coimbra, mudou de local, passando a funcionar no Centro de Saúde do Concelho. O horário para administração de vacinas será das 8.30 às 12.30 e das 13.30 às 17.30.
Entretanto, os responsáveis pelo processo de vacinação solicitam aos munícipes que se dirijam ao Centro apenas no dia e hora em que forem convocados.
De referir que, após os problemas registados com as mensagens enviadas pelo SNS aos utentes, estes estão agora a ser contatados individualmente por chamada telefónica.