No dia 19 de julho (sábado), a Banda Filarmónica de Pinhel vai assinalar o seu aniversário com a realização de um concerto comemorativo que tem como convidado a Sociedade Filarmónica de Educação e Beneficência Riomoinhense.
Vai ser no Jardim 5 de Outubro (em frente ao Cineteatro São Luís), a partir das 21.30h.

A grande novidade é que, a partir deste anoa Banda Filarmónica de Pinhel assume a bonita idade de 170 anos.

Tendo por base uma profunda investigação levada a efeito por Ana Pinto, membro da Banda há mais de 20 anos e autora do livro “Banda Filarmónica de Pinhel – Memórias e Pausas Entre Partituras” (2024), concluiu-se que as origens da coletividade são bem mais antigas do que aquilo que se pensava e dizia, motivo pelo qual importa repor a verdade e assumir, daqui em diante, que a Banda Filarmónica de Pinhel terá pelo menos 170 anos já que os registos mais antigos remontam a 1855.

Assim, neste aniversário que se assume como particularmente especial, e que continua a ser assinalado em meados de julho, a Banda Filarmónica de Pinhel convidou a Sociedade Filarmónica de Educação e Beneficência Riomoinhense, da freguesia de Rio de Moinhos, concelho de Abrantes, a fim de partilhar este momento festivo, numa celebração de amizade entre bandas e do património musical português.

O encontro terá início pelas 16.30h, com a receção à banda convidada junto à Escola Secundária de Pinhel, seguindo-se uma arruada pelas ruas de Pinhel, até ao edifício da Câmara Municipal.

Mais tarde, pelas 21.30h, terá lugar o concerto comemorativo, no Jardim 5 de Outubro, onde as bandas irão atuar à vez: primeiro a convidada e depois a anfitriã que interpretará essencialmente música portuguesa, em homenagem à nossa cultura e aos compositores que eternizaram a alma do povo luso em sons.

E porque a música faz mais sentido quando é partilhada, a Banda Filarmónica de Pinhel convida a comunidade a juntar-se a esta celebração única, que será certamente um marco memorável na história desta coletividade a caminho do bicentenário.

Sociedade Filarmónica de Educação e Beneficência Riomoinhense

A Sociedade Filarmónica de Educação e Beneficência Riomoinhense é uma associação sem fins lucrativos, proveniente da Freguesia de Rio de Moinhos, concelho de Abrantes.

Tem como principais atividades uma Banda Filarmónica e uma Escola de Música, dividida por vários níveis de aprendizagem, cujo ensino é gratuito.

Supõe-se que esta coletividade é das mais antigas do distrito de Santarém, tendo sido fundada no início do século XIX. Terá tido as suas origens a partir do Coro da paróquia da Santa Eufémia, que foi adquirindo instrumentos musicais, formando, posteriormente, a Banda Filarmónica.


A Banda Filarmónica participa em Procissões, Arruadas, Festas, Concertos, Dias Comemorativos, Dias Festivos, entre outros.

Presentemente, esta coletividade apresenta cerca de 35 executantes na sua Banda Filarmónica, com idades entre os 12 e os 55 anos, quase todos formados na sua Escola de Música, que agora tem 30 aprendizes.