Nesta primeira fase de acesso ao ensino superior entraram 49.806 estudantes. O segundo número mais alto de alunos colocados desde 1989. Medicina volta a ter a média mais alta de entrada, fixando-se nos 18,9 valores, no Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar, no Porto.
No segundo e terceiro lugar ficaram os cursos de Engenharia Aeroespacial (18,85 valores) e Física Tecnológica (18,78) do Instituto Superior Técnico da Universidade de Lisboa.
Em declarações à SIC Notícias, o presidente do Conselho de Reitores das Universidades Portuguesas mostra-se satisfeito com o número de alunos colocados no Ensino Superior:
António de Sousa Pereira alerta que a situação económica do país faz com que os pais não tenham capacidade financeira para manter os filhos no ensino superior:
O responsável apela a mais investimento:
Quase 50 mil alunos entraram agora para o ensino superior na 1.ª fase. Sobram agora pouco mais de cinco mil vagas para a segunda fase, que começa esta segunda-feira. Os resultados da segunda fase serão divulgados no dia 30 de setembro.