O Centro de Competências da Caprinicultura (CCC), com sede em Vila Nova de Poiares, homenageou esta semana a título póstumo o membro fundador e anterior presidente da Assembleia Geral Doutor Pedro Louro, recentemente falecido por doença, atribuindo o seu nome à sala onde funciona o Centro, localizada nas galerias do Monumento ao Cristo.
No descerrar da placa evocativa estiveram presentes os familiares do homenageado, nomeadamente a viúva, filho e familiares, acompanhados por João Miguel Henriques, Presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Poiares – entidade que preside a Comissão de Gestão do CCC –, e por Nuno Canada, Presidente do Conselho Diretivo do Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária (INIAV), entidade onde Pedro Louro exercia a sua atividade profissional, e que preside à Assembleia Geral do CCC.
Participante ativo na dinamização desta entidade criada em 2017, o nome de Pedro Louro é assim eternizado neste local, em forma de agradecimento por todas as suas qualidades profissionais e humanas que desde sempre revelou, e que se transformaram numa relação de amizade, como assim a classificou João Miguel Henriques.
Assembleia Geral marcada pela inclusão de novos membros
Refira-se que previamente à homenagem, o CCC reuniu em Assembleia Geral no Centro Cultural de Poiares. Da agenda de trabalhos, destaque para a inclusão de seis novos membros com representatividade no setor, o que faz com que o Centro de Competências de Caprinicultura seja atualmente constituído por 30 parceiros.
Para além dos Institutos Superiores de Beja (IP Beja) e de Agronomia (ISA), tomaram ainda posse a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), a Associação de Produtores Agropecuários (OVIBEIRA), a Associação Nacional de Criadores de Cabra Bravia (ANCABRA) e a Associação Portuguesa de Caprinicultores da Raça Serpentina.
Outro dos pontos importantes em debate na Assembleia foi a atual personalidade jurídica do CCC, tendo o Presidente da Comissão de Gestão, João Miguel Henriques, apresentado uma resenha das vantagens de transformar o Centro de Competências da Caprinicultura numa associação com personalidade jurídica, com os parceiros a analisar e debater o projeto de estatutos para essa nova realidade.
Paralelamente, foi ainda foi apresentado um relatório das atividades realizadas, e a agenda para o biénio 2023/2024, com um conjunto de eventos de formação técnica a agentes do sector, entre os quais o II Congresso Nacional da Caprinicultura e a I Feira Nacional de Caprinicultura – Capriland, a decorrer em Vila Nova de Poiares, no primeiro semestre de 2024.
Exibição do documentário Caprinos de Portugal
O dia ficou concluído com a estreia do documentário “Caprinos de Portuga”, composto por 6 vídeos que retratam as diferentes raças existentes em Portugal, nomeadamente Serrana, Bravia, Serpentina, Preta de Montesinho, Charnequeira e Algarvia.
Esta apresentação culminou com a comunicação intitulada “Raças Autóctones Caprinas – Ações de Conservação e Melhoramento Genético” proferida por Nuno Carolino, investigador do INIAV, seguida de uma mesa redonda final, que contou com a participação dos representantes das associações de raças caprinas autóctones.
O balanço não poderia ser mais encorajador, nomeadamente por enriquecedor e proporcionas importantes discussões com novas perspetivas, e inspirado ações futuras em benefício da caprinicultura em Portugal, bem demonstrado na participação, compromisso e interesse dos membros do Centro de Competências em impulsionar este setor.