Os pedidos espontâneos de proteção internacional de estrangeiros estão a aumentar em Portugal. Em declarações à Antena 1, a presidente do Conselho Português para os Refugiados, Mónica Farinha, adianta que, só este ano, já foram registados cerca de mil pedidos:
De referir que estes números incluem pedidos de menores não acompanhados. No ano passado foram acolhidos 146. Este ano são já 59.
No Dia Mundial dos Refugiados, que se assinala esta terça-feira, os números avançados pelas Nações Unidas apontam para mais de 108 milhões de deslocados. Quase metade são crianças, deslocadas dentro dos próprios países, devido a conflitos e a violência.
A UNICEF faz um alerta e diz que as crianças refugiadas e requerentes de asilo enfrentam em Portugal e noutros países vários desafios à integração. Um alerta que, ainda de acordo com Mónica Farinha, faz todo o sentido:
No ano passado o número de crianças deslocadas no mundo chegou aos 43 milhões, um novo máximo, sublinha o fundo das Nações Unidas para a infância.