No âmbito do Centenário do Nascimento de Eduardo Lourenço, o escritor vai ser homenageado com a peça de arte urbana exclusiva, “COSMOS”, concebida pela artista Aheneah em conjunto com o Saco da Baixa. Com o apoio do Forum Coimbra e com curadoria da Associação Há Baixa, o processo de execução desta obra decorreu no âmbito da 44ª edição da Feira do Livro, promovida pelo Município de Coimbra. A obra vai ser inaugurada na próxima sexta-feira, dia 30 de junho, às 16h00, na Praça do Comércio, com a presença do presidente da Câmara Municipal de Coimbra, José Manuel Silva. 

No ano em que se assinalam 100 anos do nascimento de uma das mais destacadas figuras da cultura portuguesa das últimas décadas, e em alinhamento com uma estratégia programática que garante a implementação do legado cultural do autor à escala do território, Eduardo Lourenço é homenageado com “COSMOS”, uma instalação que resulta do convite do Município de Coimbra à Associação Há Baixa, que por sua vez convidou a artista Aheneah para trabalhar com as mulheres  participantes do projeto Saco da Baixa, numa criação artística que enfatiza a metodologia criativa em harmonia com o legado do escritor e ensaísta português.

Tendo por base esta proposta de criação artística colaborativa, a obra de arte urbana é inspirada pela essência da exploração filosófica de Eduardo Lourenço, com recurso à combinação da unidade digital e com o minucioso trabalho de bordado em ponto cruz, numa celebração da natureza intemporal das ideias do escritor, que ao longo da sua vida preservou laços com Coimbra.

A composição é caraterizada por uma vasta paleta de cores vibrantes e saturadas, evocando tanto uma sensação de profundidade, como de energia, na qual a sobreposição de diversos elementos é representativa da interconexão de ideias e de pensamentos, que se entrelaçam e se desenvolvem de forma dinâmica.  

Individualmente, os elementos da composição procuram explorar temas e características presentes na obra e no pensamento de Eduardo Lourenço, pautados pela dualidade na busca do equilíbrio entre diferentes esferas, tais como a tradição e a modernidade, motivos que inspiram os elementos gráficos presentes. A apreciação sobre a relação entre o ser humano e a natureza, transversais ao pensamento do escritor, refletem-se na criação dos elementos figurativos, que transportam a sua memória para o futuro.

A conceção desta peça integra a programação da 44ª edição da Feira do livro, promovida pelo Município de Coimbra, desafiando a efemeridade, vinculando uma composição colorida ao legado de Eduardo Lourenço e à Praça do Comércio para além do tempo da Feira.

A obra vai ser inaugurada na próxima sexta-feira, dia 30 de junho, às 16h00, na Praça do Comércio, com a presença do presidente da Câmara Municipal de Coimbra, José Manuel Silva.

Ficha técnica

Curadoria: Associação Há Baixa / Catarina Pires

Conceção: Aheneah (Ana Martins)

Criação: Aheneah (Ana Martins) com: Ana Maria Machado, Catarina Pires, Carmen Mieiro, Celeste Quintela, Gisela Pires Terra, Licínia Matias, Lourdes Mendes, Luísa Velasco, Maria Chiara, Maria de Jesus, Maria Luísa Neto Parra, Maria de Fátima Marinheiro, Maria Martins, Teresa Dias da Silva, Telma Arzileiro

Patrocínio: Forum Coimbra