Projeto de “Turismo com Propósito” e “Trivium” da Fundação ADFP, são polos de atração de turistas para a região, beneficiando comércio, alojamento e restauração do concelho de Miranda e concelhos limítrofes
O Trivium, composto pelo Parque Biológico da Serra da Lousã, Ecomuseu Espaço da Mente e Templo Ecuménico Universalista, em Miranda do Corvo, atinge assim um importante marco histórico, que são os 480 mil visitantes nestes 16 anos de existência do Parque Biológico.
O marco do visitante 480 mil foi o avô José Paiva e o neto Miguel Paiva Duarte, residentes no concelho, que aproveitaram o início das férias e o dia de sol para visitar os animais do Parque Biológico, uma mais valia que o concelho lhes dá!
Para o dia ser ainda mais divertido, o petiz experienciou uma voltinha a cavalo antes de ir conhecer os animais selvagens que habitam no espaço! Um programa fantástico de avô/neto que foi ainda presenteado com um voucher para regressar ao Parque e Templo Ecuménico para 2 Adultos + 2 crianças!
Este complexo turístico têm sido a escolha de milhares de famílias, nacionais e internacionais, para momentos de lazer em plena harmonia com a Natureza, usufruindo de um dia completo em Miranda do Corvo, sendo considerado por diversos magazines um dos “6 Tesouros da Região Centro”, e “um dos “10 Locais de visita obrigatória” da mesma região!
No Parque podem observar de perto espécies como o Urso Pardo, o Lobo Ibérico, o Lince, Veados, Gamos, Javalis, Raposas e muitos mais que habitam naturalmente as florestas de Portugal. Ao longo do percurso, é possível visitar diversos espaços museológicos como o Ecomuseu Espaço da Mente, o Museu da Tanoaria, e o Museu Vivo de Artes e Ofícios Tradicionais. No términus da visita, todos os produtos made by Fundação ADFP, muitos dos quais têm o contributo dos seus utentes na realização dos mesmos, estão à venda na Loja de Artesanato, em plena entrada e saída do Parque.
No Templo Ecuménico, um espaço de promoção tolerância e respeito pela diferença, os visitantes podem respirar paz e aprender um pouco mais sobre as principais religiões do Mundo, num ambiente de íntima espiritualidade, sejam crentes ou não-crentes.
É também o ponto mais geodésico do concelho de Miranda do Corvo, permitindo uma vista absolutamente incrível para os concelhos limítrofes dado que o espaço se situa no topo da colina do Parque Biológico numa altitude que permite uma visualização das vilas de Miranda, Lousã, Penela e cidade de Coimbra, sendo também cada vez mais procurado por grupos como local de celebrações e atividades relacionadas com o bem-estar espiritual, práticas de yoga, meditação, entre outras.
Assumindo-se como uma das principais atrações da região, este complexo turístico inclui ainda o Restaurante Museu da Chanfana e o Hotel Parque Serra da Lousã, encontrando-se abertos todos os dias do ano.
A cerca de 20 minutos, o Conimbriga Hotel do Paço, dotado de um maravilhoso SPA, e ainda o seu Restaurante Gavius, possibilitam também uma estadia única nesta região, cada vez mais valorizada e procurada, e para a qual muito tem contribuído no seu desenvolvimento, este projeto da Fundação ADFP, apelidado de “Turismo com Propósito Social”, recentemente distinguido pelos “Prémios AHRESP 2024” como vencedor do prémio “Estabelecimento Solidário”, através do qual se pretende distinguir a implementação de “iniciativas de solidariedade, com impacto junto da comunidade, nomeadamente iniciativas que privilegiem a inclusão social ou a doação de alimentos.