O Parlamento vai ouvir um conjunto de especialistas antes de decidir sobre o fim do uso obrigatório das máscaras na rua.
Qualquer que seja a decisão, o Presidente da República e o Governo pedem bom senso na utilização desta medida de proteção.
O primeiro-ministro defendeu que a obrigação cairia nesta segunda fase do desconfinamento, mas a palavra é agora da Assembleia da República, que vai ouvir primeiro a posição dos peritos.
Refira-se que o Bastonário da Ordem dos Médicos considerou, em declarações à RTP, que a decisão sobre o uso da máscara deve ter em conta a opinião dos especialistas, e por isso deve ser ouvida a Direção-geral da Saúde:
Também a diretora da Unidade de Infeciologia do Hospital Dona Estefânia defendeu, em declarações à SIC Notícias, a utilização de máscaras nas escolas para conter a epidemia de covid-19:
Maria João Brito salientou que esta deve ser uma decisão tomada com base na ciência e não uma decisão política.