PAN questiona Governo sobre mortes de cães por alegada eletrocussão em Lisboa e Odivelas

O partido Pessoas-Animais-Natureza (PAN) questionou esta quinta-feira o Governo sobre a morte de três cães, alegadamente por eletrocussão em postes de iluminação pública em Lisboa (Parque das Nações) e Odivelas, ocorridas nos dias 14 e 15 de novembro. O partido exige investigação técnica, apuramento de responsabilidades e medidas urgentes para garantir a segurança de pessoas e animais.

Num requerimento dirigido à ministra do Ambiente e da Energia, o PAN alerta para o risco evidente que estes incidentes representam, não só pelo sofrimento das famílias, mas também para outros animais, crianças e utilizadores de espaços públicos e áreas residenciais. O partido pede a verificação de falhas na segurança, escrutínio de eventuais incumprimentos das entidades concessionárias e informação sobre medidas de prevenção a adotar de imediato.

O caso suscitou ainda reações de vereadores da Câmara Municipal de Lisboa, como a socialista Alexandra Leitão, que exigiu um “apuramento rigoroso” das circunstâncias, destacando que a manutenção da iluminação e a segurança no espaço público são responsabilidades centrais da autarquia. Também os eleitos do PCP, Livre e Bloco de Esquerda manifestaram intenção de questionar o presidente da Câmara.

A Câmara Municipal de Lisboa informou que os serviços estão a realizar uma peritagem aos equipamentos, em conjunto com a E-Redes, para identificar as causas do incidente. PSP, bombeiros, proteção civil e equipas técnicas foram acionadas, e a E-Redes confirmou ter iniciado processos internos de averiguação.

0