Ontem, dia 21 de novembro, foram muitos os golos de solidariedade, o companheirismo e a diversão, no Torneio de Futsal destinado a entidades e associações locais, que foi dinamizado pelo Município no âmbito do movimento “Novembro Azul – Mês da Prevenção do Cancro da Próstata”.


Cerca de 30 participantes foram a jogo por uma causa, em representação de 3 equipas/instituições: Santa Casa da Misericórdia de Pampilhosa da Serra; Grupo Desportivo Pampilhosense e Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Pampilhosa da Serra.


A iniciativa aliou o convívio intergeracional à sensibilização para a importância da prevenção do cancro da próstata, através da atividade física e de uma alimentação saudável.


Recorde-se que o movimento “Novembro Azul – Mês da Prevenção do Cancro da Próstata”, da Liga Portuguesa Contra o Cancro, é dedicado à consciencialização para a saúde do homem, com particular destaque para a prevenção e diagnóstico precoce do cancro da próstata.


Esta é uma doença geralmente silenciosa, de evolução lenta e assintomática (sem sintomas), na qual, o aparecimento de sintomas pode ser sinal de doença avançada.


Detetá-la numa fase precoce é essencial, pois permite tratar com uma taxa de cura muito elevada. Deve aconselhar-se com o seu médico sobre como fazer este diagnóstico.


O cancro da próstata pode ser diagnosticado através de exames médicos específicos, como sejam a realização de um exame digital (com palpação da próstata através de toque retal) e de uma análise sanguínea a um marcador, o PSA (Antígeno Específico da Próstata).

Com estes exames é possível detetar-se a doença antes do aparecimento dos sintomas, sendo este cenário fundamental para melhores resultados do tratamento, melhor e maior sobrevivência e menor probabilidade de morte.