Ontem, dia 10 de outubro, assinalou-se o Dia Mundial da Saúde Mental e foi nesse contexto que o Município dinamizou um conjunto de sessões de sensibilização relacionadas com esta temática, em todas as freguesias do concelho.
De 1 a 9 deste mês, realizaram-se 10 Sessões de Saúde Mental” em 10 localidades distintas, num total de 113 participantes envolvidos, com idades compreendias entre os 52 e os 96 anos.
A Vice-Presidente da Câmara Municipal de Pampilhosa da Serra, Alexandra Tomé, explicou que a intenção foi “ir ao pé das pessoas e falar com elas de uma forma mais intimista acerca de uma problemática silenciosa”, nomeadamente dando a conhecer “sinais de alerta associados à depressão e à ansiedade e, sobretudo, explicar algumas técnicas de apoio e serviços de apoio disponíveis para ultrapassar esses momentos”.
O esclarecimento de mitos e dúvidas, momentos de debate e reflexão ou dinâmicas de relaxamento, foram algumas das particularidades destas sessões, conduzidas por psicólogas do Gabinete de Ação Social da autarquia.
“Às vezes não damos verdadeiro valor àquilo que se passa na nossa cabeça e que interfere com as nossas emoções. Não é tão visível como partir um pé, mas é mais doloroso, grave e difícil de ultrapassar”, expressou Alexandra Tomé.
Os participantes foram ainda informados sobre os mecanismos de apoio existentes no concelho relacionados com a saúde mental, com destaque para o acompanhamento feito pelas “psicólogas da Câmara Municipal e também através do gabinete de saúde mental comunitária que existe no Centro de Saúde”, reforçou a Vice-Presidente.