No âmbito do programa EKUIza-te, promovido pela Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra, as crianças do pré-escolar e 1.º ciclo do Agrupamento – Escola Sede e Dornelas do Zêzere – embarcaram numa experiência especial: a hora do conto multissensorial “Ekui e o Monstro das Barreiras”, conduzida pela própria equipa criadora da metodologia EKUI.
Nesta aventura cheia de cor, sentidos e imaginação, os pequenos exploradores uniram forças para derrotar o temido “Monstro das Barreiras”, personagem do livro de Celmira Macedo.
Utilizando diferentes formas de comunicação, como o alfabeto EKUI, que reúne braile, Língua Gestual Portuguesa, escrita e imagem, as crianças descobriram, de forma divertida e participativa, que a diversidade é uma riqueza e que todos têm voz, independentemente das suas capacidades.

A iniciativa, realizada nos dias 18 e 19 de novembro, destacou-se pela forte participação de todos os alunos, num ambiente onde cada gesto, cada símbolo e cada palavra contribuíram para promover valores essenciais como a inclusão, o respeito pelas diferenças e a superação de obstáculos na comunicação e na aprendizagem.
No final, cada criança levou para casa uma recordação especial: um cartão EKUI personalizado com uma letra do alfabeto fonético, do alfabeto da Língua Gestual Portuguesa e de sistema braile.
O Projeto EKUI é cofinanciado pelo Centro 2030, Portugal 2030 e Portugal Inovação Social, contando como investidores sociais com a Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra e a Critical Software.

