Os Países Baixos qualificaram-se diretamente para o Mundial2022, esta terça-feira, depois de vencerem a Noruega, em casa, por 2-0.

Com este resultado, os noruegueses falharam o acesso ao “play-off”, onde estará a Turquia, que venceu na visita a Montenegro, por 1-2. Quem também vai ao “play-off” é a Ucrânia, que triunfou na Bósnia-Herzegovina, por 2-0.

A Finlândia, que perdeu na receção à já apurada França, também por 2-0, fica fora do Mundial. Por sua vez, o País de Gales garantiu o estatuto de cabeça de série no sorteio dos “play-offs”, ao segurar o segundo lugar do grupo E, graças ao empate, a uma bola, na receção à Bélgica.

A República Checa venceu a Estónia, por 2-0, mas não passa do terceiro lugar. No entanto, os checos apuram-se via Liga das Nações e ficam no pote 2. Estão, assim, definidos os potes para o sorteio do “play-off” de acesso ao Mundial, que a seleção portuguesa vai disputar em março de 2022.

Portugal é cabeça de série, estando no pote 1, juntamente com Escócia, Itália, Rússia, Suécia e País de Gales. A seleção nacional jogará em casa na meia-final, podendo defrontar Turquia, Polónia, Macedónia do Norte, Ucrânia, Áustria ou República Checa, equipas do pote 2.

Na final, não há impedimentos e são, também, adversários possíveis, as restantes equipas do pote 1. O palco do jogo decisivo será definido em sorteio.

As meias-finais do “play-off” terão lugar a 24 e 25 de março de 2022. As finais realizam-se a 28 e 29. Ao todo, há três vagas para o Qatar.

Entretanto, a Argentina, que empatou a zero na receção ao Brasil, qualificou-se pela 18.ª vez, 13.ª consecutiva, para a fase final do Mundial de futebol, ao beneficiar da derrota caseira do Chile, por 2-0, na receção ao Equador.

Além de Brasil e Argentina e do anfitrião Qatar, já garantiram um lugar na fase final 10 equipas europeias, nomeadamente Sérvia, Espanha, Suíça, França, Bélgica, Dinamarca, Países Baixos, Croácia, Inglaterra e Alemanha.