Operação “Adamastor” interceta semi-submersível com 300 fardos de cocaína em alto mar

A Polícia Judiciária (PJ), através da Unidade Nacional de Combate ao Tráfico de Estupefacientes, intercetou nos últimos dias, em alto mar, uma embarcação do tipo semi-submersível utilizada no transporte de droga, no âmbito de uma operação conjunta com a Marinha e a Força Aérea.

A embarcação, proveniente da América Latina e tripulada por quatro cidadãos estrangeiros, transportava no seu interior 300 fardos de cocaína. A interceção ocorreu a cerca de 230 milhas náuticas dos Açores, em condições de elevada dificuldade e perigosidade, devido à adversidade das condições meteorológicas.

A operação, designada “Adamastor”, contou com o apoio do Departamento de Investigação Criminal dos Açores da PJ e teve início na sequência da colaboração e articulação com autoridades internacionais, nomeadamente dos Estados Unidos da América, através da DEA (Drug Enforcement Administration) e da JIATF-S (Joint Interagency Task Force South), e do Reino Unido, através da NCA (National Crime Agency), no quadro do MAOC-N (Maritime Analysis and Operations Centre – Narcotics).

A investigação prossegue a cargo da Polícia Judiciária, em articulação com autoridades parceiras de outros países, no âmbito de um inquérito titulado pelo DIAP da Comarca dos Açores.

Segundo informação divulgada, responsáveis da PJ, da Marinha e da Força Aérea irão prestar esclarecimentos complementares sobre esta operação numa conferência de imprensa agendada para as 16h00 de hoje, nas instalações da Polícia Judiciária em Lisboa.

0