Onze distritos sob aviso amarelo na terça-feira devido à chuva. O que esperar

Onze distritos de Portugal continental vão estar na terça-feira sob aviso amarelo devido à previsão de chuva por vezes forte, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Os distritos de Viana do Castelo e Braga entram em aviso amarelo já a partir das 21h00 desta segunda-feira e até às 09h00 de terça-feira, devido à precipitação. Para estes dois distritos, o IPMA emitiu ainda um aviso amarelo por vento entre as 21h00 de hoje e as 06h00 de terça-feira, com rajadas que podem atingir os 75 quilómetros por hora na faixa costeira e os 90 km/h nas zonas serranas.

Na terça-feira, entre as 00h00 e as 09h00, também por causa da chuva, estarão sob aviso amarelo os distritos de Faro, Porto, Setúbal, Santarém, Lisboa, Leiria, Beja, Aveiro e Coimbra.

O IPMA colocou igualmente sob aviso amarelo a costa sul e as regiões montanhosas da ilha da Madeira, entre as 18h00 desta segunda-feira e as 00h00 de terça-feira, devido à ocorrência de chuva por vezes forte.

As costas norte e sul da Madeira e o arquipélago do Porto Santo vão estar sob aviso amarelo entre as 09h00 e as 21h00 de terça-feira por causa da agitação marítima, estando previstas ondas de noroeste com quatro a cinco metros de altura.

Nos Açores, o grupo ocidental, que inclui as ilhas das Flores e do Corvo, esteve sob aviso laranja devido à forte agitação marítima até às 12h00 desta segunda-feira, passando depois a aviso amarelo até às 15h00. Este grupo esteve ainda sob aviso amarelo até ao meio-dia devido à previsão de vento forte.

Os grupos central e oriental dos Açores também se encontram sob aviso amarelo devido à agitação marítima, até às 18h00 de hoje, e ao vento forte, até às 21h00.

De acordo com o IPMA, o aviso laranja é emitido quando existe uma situação meteorológica de risco moderado a elevado, enquanto o aviso amarelo indica risco para determinadas atividades dependentes das condições meteorológicas.

0