• Cerimónia contou com a presença do Secretário de Estado do Ambiente
  • Parque representa investimento de cerca de 870 mil euros
  • 11,8 milhões de euros de investimento na vila de Oiã

A vila de Oiã conta com um novo parque de lazer, inaugurado este sábado, 18 de janeiro, em cerimónia que contou com a presença do Secretário de Estado do Ambiente, Emídio Sousa.

Na ocasião, Duarte Novo, Presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Bairro, referiu que o Parque Verde de Oiã representou um investimento camarário de cerca de 870 mil euros, incluindo as empreitadas de construção, benfeitorias e aquisição de terrenos.

O novo espaço, que ocupa uma área aproximada de 10 mil metros quadrados, faz a ligação entre a Praça do Cruzeiro, no centro da vila, e o edifício que alberga a Junta de Freguesia.

A sua zona central conta com um anfiteatro natural, um palco 360º para vários tipos de utilização, um parque infantil com equipamentos inclusivos, um skatepark e um espaço com equipamentos para exercício físico.

Nas palavras do autarca de Oliveira do Bairro, o parque apresenta “espaços de convivência atrativos, que oferecem um ambiente agradável e acolhedor, incentivando a socialização e o lazer”.

default

Duarte Novo explicou ainda que este parque é “uma parte do que chamamos de Corredor Verde de Oiã”, que inclui, de sul para norte, “o ajardinamento da Praça do Cruzeiro, o Parque Verde, com o seu parque infantil, auditório e skatepark – que faz ligação ao edifício da Freguesia de Oiã, Auditório e Polo de Leitura -, a Unidade de Saúde Familiar de Oiã, em construção, e a ligação ao Parque do Vieiro.

De acordo com o autarca, a Câmara Municipal de Oliveira do Bairro espera investir neste ‘corredor’ mais de 1,8 milhões de euros, até abril de 2026.

Em paralelo, continuam as intervenções de regeneração urbana de toda a vila de Oiã e em breve, “meados de março/abril, depois do visto do Tribunal de Contas”, terá início a empreitada de requalificação do parque de estacionamento subterrâneo, localizado na Praça do Cruzeiro, que conta com um investimento previso de 1 milhão de euros.

Ainda segundo Duarte Novo, “entre Corredor Verde, regeneração urbana da vila, requalificação do parque subterrâneo e a construção da Unidade de Saúde Familiar, estamos a falar de um investimento na vila de Oiã de mais de 11,8 milhões de euros”.

Para além do representante do Governo e do líder da autarquia bairradina, a cerimónia de inauguração do Parque Verde de Oiã contou ainda com a presença de elementos do Executivo Municipal, Assembleia Municipal e de autarcas da Freguesia de Oiã e das restantes freguesias do concelho.

Antes da cerimónia protocolar e da bênção dos equipamentos e do parque, por parte do Pároco da Paróquia de Oiã, Pe. Mário Ferreira, atuaram um grupo de dança da associação ‘En Avant’, o ilusionista Vasco Esperança e a cantora Bárbara Oliveira, que também encerrou a cerimónia, acompanhada por Beatriz Miranda.