No próximo sábado, dia 20 de setembro, às 21h30, o Município de Oliveira de Frades apresenta o espetáculo “Piolhos & Actores” no renovado Cineteatro Dr Morgado; uma criação da Companhia Teatro do Bigode que mistura comédia, música e com uma energia contagiante. A partir do texto original dramaturgo José Sanchis Sinisterra, o espetáculo celebra o teatro, com apenas dois atores
em palco que se multiplicam em várias personagens, num ritmo viciante e hilariante.


A peça acompanha Rios e Solano, dois atores saltimbancos perdidos no tempo, que entram “por magia” no teatro, onde se deparam com um público já sentado, à espera que o espetáculo comece. Com alguns adereços e muita criatividade, eles quebram a barreira com o público, interagem diretamente com a plateia e revelam os bastidores caóticos — mas também encantadores — do mundo teatral.


Guilherme de Bastos Lima, encenador e diretor da companhia, destaca que a escolha da peça foi uma forma de homenagem ao teatro e aos actores, mas também um grande desafio ao encenar apenas dois atores e múltiplas personagens.


“Nesta peça somos apenas dois, mas cada um de nós divide-se em vários e o ritmo é frenético. Existem, muitas mudanças de figurino durante a peça, mas estamos sozinhos em placo, não há ajuda de técnicos ou tempo para ir ao camarim, tudo acontece em palco. O desafio está nesta dupla que faz tudo: monta o cenário, troca as vestes, canta, tudo enquanto o texto da peça segue.


O ator tem que dar tudo o que tem e o que não tem, não pode deixar cair a energia, apenas pára quando a peça acabar” O texto levanta também algumas questões mais profundas, conforme o encenador destaca: “os personagens sabem que o público está lá e recorrem a ele para contar a história. E há também uma camada mais filosófica: o teatro, como a vida, só existe enquanto está a acontecer. Depois, desaparece.

Fica apenas na memória de quem o viu. Isso levanta perguntas: continuamos a existir enquanto alguém se lembrar de nós? E depois?”


Enquanto diretor, Guilherme acredita que “Piolhos & Actores” tem todos os ingredientes para ser um sucesso junto do público.

“Escolhemos o ator Vítor Emanuel porque ele tem no seu ADN a comédia e sabe respirar em conjunto com a plateia. Sem esquecer, claro, que ele é muito querido pelo público, com uma carreira sólida em teatro e televisão, nomeadamente na novela ‘Festa é Festa’ da TVI, onde interpreta a personagem Peixoto. Tenho a certeza que vamos surpreender.”


Após a estreia em Julho na Figueira Foz com sala cheia, a peça Piolhos e Actores, inicia a sua digressão em Oliveira de Frades a convite do Município, com um espetáculo com entrada gratuita!