O Observatório Espacial de Pampilhosa da Serra, Coimbra, localizado na aldeia de Porto da Balsa, recebeu um novo telescópio, que estará ao serviço do Ministério da Defesa Nacional, para monitorizar satélites geoestacionários.
Segundo Domingos Barbosa, investigador do Instituto de Telecomunicações de Aveiro, isto significa que o observatório possui agora uma capacidade única em Portugal para rastrear e detetar satélites, assim como para monitorizar os detritos espaciais que podem provocar danos nesses satélites.
De referir que apenas as autoridades designadas pelo Ministério da Defesa Nacional, o Instituto de Telecomunicações e as instituições protocoladas podem operar este novo aparelho. O observatório espacial da Pampilhosa da Serra é uma estrutura que serve as ciências espaciais e a industria aeroespacial europeia.
Para além do novo telescópio, o local já contava com dois radiotelescópios. Um deles está atualmente a receber a instalação de um radar espacial, sendo que o outro é utilizado para ações formativas, no âmbito da astrofísica, astronomia e ciências espaciais.