Novo ano, nova vaga de apoios a fundo perdido para empresas do concelho e novos negócios.


Pelo terceiro ano consecutivo, no âmbito do Regulamento Municipal de Apoio ao Empreendedorismo, o orçamento da Câmara Municipal de Pampilhosa da Serra prevê uma dotação de 250 mil euros, destinada a apoiar, a fundo perdido, a requalificação de empresas do concelho e a criação de novos negócios.


Ao abrigo deste mecanismo, o apoio efetivo à instalação de um novo negócio pode ultrapassar os 17 mil euros, uma vez que estão definidas majorações em função da idade do requerente ou do tipo de negócio, assim como incentivos financeiros ao arrendamento e à criação do próprio emprego.


Na prática, os apoios financeiros estipulados são de 60% até 10 mil euros (limite de
comparticipação base) para a instalação de novos negócios ou relocalização de negócios existentes), 80% até 10 mil euros para negócios de transformação de produtos regionais, ou 70% até 10 mil euros para requalificação de negócios existentes.


Ainda com duas candidaturas referentes ao ano passado em fase de instrução, em 2024 foram aprovadas 27 candidaturas no âmbito do Regulamento Municipal de Apoio ao Empreendedorismo, traduzindo-se num apoio por parte do Município de 237.952,38€.

O montante total referente a estes projetos de investimento foi superior a 470 mil euros
(com IVA incluído).


Todos os documentos de suporte à preparação e submissão da candidatura, assim como um “simulador de cálculo do mérito do projeto”, podem ser encontrados no site institucional da autarquia (www.cm-pampilhosadaserra.pt).

Os serviços autárquicos encontram-se à disposição para quaisquer esclarecimentos adicionais e acompanharão todos os interessados, sempre que necessário, para que o processo decorra da forma simples, célere e transparente.