Em 2022, o Município de Soure lançou a 1.ª edição do seu Concurso de Fotografia, organizado pelo Gabinete de Comunicação e Relações Públicas, tendo como promover o Concelho, dar a conhecer o território e as suas gentes, fomentando a descoberta do património local e divulgando as suas inúmeras riquezas e potencialidades, usando a imagem como incentivo à participação da comunidade na construção da identidade e memória coletiva concelhias. 

Considerando que esta foi uma iniciativa participada e que tem tudo para crescer e tornar-se um importante contributo para a promoção do Concelho através do olhar de quem o conhece – os seus cidadãos, a Autarquia lança este mês a segunda edição do projeto. 

O tema, “Do rio à serra: sustentabilidade e património”, foi proposto pelo Conselho Municipal de Juventude, procurando sensibilizar para uma riqueza patrimonial e territorial que deve ser valorizada e preservada, enquadrando-se igualmente na estratégia municipal para a promoção da sustentabilidade e na importância da consciencialização para uma cidadania ambientalmente ativa. 

O período de candidatura inicia esta sexta-feira, dia 19 de maio, e termina dia 19 de agosto – Dia Mundial de Fotografia, dilatando o prazo em mais um mês que no ano transato. Nesta segunda edição, os concorrentes podem também submeter os seus trabalhos por via online, pretendendo-se facilitar o modo de participação no Concurso, bem como evitar que a mesma se torne onerosa para os participantes. 

No final, os trabalhos apresentados serão apreciados por um Júri, que irá deliberar a atribuição de um primeiro prémio e duas menções honrosas. Acresce ainda uma novidade: um prémio a todos os concorrentes, que será a oportunidade de participar num Workshop de Fotografia. 

A Autarquia realizará ainda uma exposição pública dos trabalhos apresentados, que decorrerá no Pangeia – Festival Municipal de Juventude, e fará a entrega dos prémios na Sessão Solene Comemorativa do Feriado Municipal, ambas no mês de setembro.