Município de Soure atribui Apoios às Associações Culturais 

O Concelho de Soure é reconhecido pela sua riqueza cultural, promovida não só pelo Município, mas também resultado do dinamismo demonstrado pelas diversas coletividades locais. Com muito esforço financeiro, criatividade e mérito, as associações culturais têm levado a cabo projetos de excelência, mesmo no período de pandemia, em que foi especialmente desafiante desenvolver as atividades previstas. 

Ainda assim, com grande espírito de sacrifício, as instituições culturais foram prosseguindo com as suas ações, fazendo face às adversidades provocadas pela situação pandémica e adaptando as atuações para vertentes online. Felizmente, durante o ano 2022, foi possível retomar a atividade, elevando o número de projetos realizados. 

Considerando o papel importante que o movimento associativo concelhio desenvolve junto das populações, o Município tem em vigor um Regulamento de Apoio ao Associativismo do Concelho de Soure, que visa estabelecer as normas de atribuição de apoio ao mesmo, contribuindo para a manutenção das suas atividades. 

Deste modo, tendo como base a grelha de apoio anual aprovada pela Câmara Municipal, foi deliberado a atribuição de um apoio financeiro a todas as Associações culturais que tiveram atividade comprovada em 2022. 

Para efeitos de apoio, são elegíveis despesas de funcionamento, de formação e de organização de iniciativas e eventos, desde que evidenciem junto dos serviços municipais que essa atividade/despesa se realizou. 

Esta segunda-feira, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, foram assinados os protocolos de apoio ao funcionamento a Bandas Filarmónicas, Escolas de Música, Tunas, Grupos Corais, Grupos de Concertinas, Grupos de Folclore, Grupos de Teatro e Grupos de Dança, num total de 26 secções culturais, perfazendo um valor total de 145 380,00€. 

A aplicação desta medida é de extrema importância para este setor, visando contribuir para a subsistência das inúmeras coletividades existentes e fomentar a dinamização das suas atividades, dado que são fundamentais para a promoção da Cultura e um fator primordial na coesão concelhia. 

0