Anualmente, a Autarquia tem vindo a assinalar o Dia Mundial da Árvore e da Floresta em articulação com o Agrupamento de Escolas Martinho Árias de Soure, procurando sensibilizar a população escolar para a importância da preservação das árvores, quer ao nível do equilíbrio ambiental e ecológico, como da própria qualidade de vida dos cidadãos. 

Neste sentido, realizou-se uma ação de plantação das espécies “Liquidambar Styracifloa, Prunus Serrulata, Tília Cordata, Cercis Siliquastrum e Ulmus Minor, num total de 50 árvores, com a participação dos alunos do Centro Escolar de Granja do Ulmeiro e respetivos professores. Uma iniciativa realizada em parceria com a Junta de Freguesia local, que integra a estratégia de recuperação de um espaço verde para lazer, junto da Urbanização do Casal, na Granja do Ulmeiro. 

Decorreu, ainda, na localidade de Mocifas de Santo Amaro, uma ação de divulgação do projeto “Condomínio de Aldeias”, com participação de cerca de 25 alunos da disciplina de Biologia, tendo como objetivo promover proteção aos aglomerados localizados na interface urbano-florestal, através de ações de gestão de combustível, ordenamento e reconversão florestal para outros usos, quer para a defesa contra incêndios rurais, quer para a proteção de pessoas e bens. Nesta atividade foram ainda plantadas 40 unidades da espécie juglans regia (nogueiras), em parceria com os Baldios da Freguesia de Degracias/Pombalinho e a União das Freguesias de Degracias e Pombalinho.