Treinar e exercitar a capacidade de resposta operacional, testar as estruturas de direção, coordenação, comando e controlo, bem como a articulação entre diversas entidades face a condições meteorológicas severas e extremas, foram os principais objetivos do exercício ExtremeMeteo25, promovido pelo Comando Sub-Regional de Coimbra da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC).
A iniciativa decorreu no dia 21 de janeiro e contou com a participação ativa do Município de Montemor-o-Velho, no âmbito do Serviço Municipal de Proteção Civil (SMPC).
“Estas iniciativas são fundamentais para treinar e melhorar procedimentos, assim como para identificar os pontos que podemos aprimorar. Desta forma, estamos mais preparados para dar uma resposta eficaz em situações reais”, sublinhou Décio Matias, vereador municipal com o pelouro da Proteção Civil.
No Centro de Coordenação Operacional Municipal (CCOM), localizado no quartel dos Bombeiros Voluntários de Montemor-o-Velho, diversas entidades – incluindo o SMPC, Bombeiros, GNR e o representante das juntas e uniões de freguesias – uniram esforços para dar resposta a várias situações simuladas, como cheias, inundações, evacuações, encaminhamento de munícipes para estruturas de acolhimento, deslizamento de terras, cortes de energia e interrupções em vias de comunicação.