O Município de Góis vai promover, no próximo sábado, 1 de abril, entre as 9h30 e as 13h00, uma ação de “descasque de acácias”, no Parque Florestal da Oitava, localizado no “coração” da Rede Natura 2000 – Sítio da Serra da Lousã. Trata-se de uma ação conta com a equipa da INVASORAS.PT.
Neste sentido, a Autarquia desafia toda a comunidade, “em família, com amigos ou individualmente, a juntar-se à ação de voluntariado “Descasque de acácias””, sublinhando que “o seu contributo é essencial para que este objetivo seja alcançado”.
As inscrições são obrigatórias no Posto de Turismo Municipal até ao próximo dia 29 pelo telefone 235 770 110 (chamada para a rede fixa nacional) | 235 770 113 (chamada para a rede fixa nacional) o9u através do e-mail turismo@cm-gois.pt.
O ponto de encontro está marcado na aldeia de Aigra Velha (acessível a veículos ligeiros), pelas 9h00.
O Município de Góis indica, ainda, que irá proporcionar transporte todo-o-terreno até ao Parque Florestal da Oitava a, exclusivamente,15 participantes e facultar um reforço alimentar a cada voluntário, devidamente inscrito. Os voluntários são responsáveis pelo seu equipamento de proteção (ex. luvas), referindo que o kit individual de cada voluntário, da sua inteira responsabilidade, deverá conter uma navalha de apoio à ação. A Câmara aconselha o uso de roupa e calçado adequados à prática.
De referir que a atividade será confirmada mediante a avaliação e validação das condições naturais necessárias à sua execução, a qual ocorrerá no dia 30/03.
Sobre as acácias:
As acácias são uma das várias espécies exóticas invasoras que ocorrem no território nacional. A sua proliferação inibe o crescimento de floresta autóctone, tão importante no equilíbrio do ecossistema.