A Câmara de Cantanhede vai manter, em 2022, a taxa de imposto municipal sobre imóveis (IMI) praticada este ano, bem como a isenção da derrama, anunciou o município em comunicado.
A proposta prevê a aplicação do IMI Familiar, traduzido numa ainda maior redução do imposto para agregados familiares com dependentes a cargo. Desta forma, implica “um desconto de 20 euros para as famílias com um dependente à sua responsabilidade, 40 euros para as que têm dois dependentes e 70 euros para as que têm três ou mais dependentes”.
Relativamente à Derrama foi aprovada a sua isenção para empresas com um volume de negócios que, no ano anterior, não ultrapassem 150 mil euros.
Segundo o comunicado, ficam isentas desta “taxa sobre o lucro tributável sujeito e não isento do imposto sobre o rendimento das pessoas coletivas (IRC), os agentes económicos que não superem o referido valor de faturação, mantendo-se a taxa de 1,5% para as restantes”.
Na mesma nota, o município expressa ainda a intenção de manter em 2022 o incentivo à empregabilidade, programa destinado designadamente a estimular o mercado de trabalho e promover o alargamento da oferta de oportunidades de emprego.
A proposta vai ser submetida à votação da Assembleia Municipal.