O Movimento ‘Nós somos Igreja’ afirma estar “desanimado e frustrado” com a resposta dos bispos ao relatório da Comissão Independente sobre os abusos sexuais na Igreja Católica Portuguesa.
Em declarações à Antena 1, Lizete Fradique, do referido movimento, diz que a igreja teve tempo para resolver o problema:
O Movimento ‘Nós somos Igreja’ reclama urgência, numa atitude da igreja mais ativa perante os padres suspeitos e de maior respeito para com as vitimas que se apresentaram perante a comissão independente.

Ouvido pela RTP, o cardeal patriarca de Lisboa diz que só o Vaticano pode expulsar padres. Manuel Clemente diz que a lista de nomes que recebeu é pouco para suspender eventuais abusadores, mas garante que a Igreja vai colaborar com as autoridades:
Por sua vez, o bispo auxiliar de Lisboa, Américo Aguiar, defende que as vítimas têm de estar primeiro e que é preciso a Igreja trabalhar em conjunto com o Ministério Publico:
Opiniões aparentemente contraditórias do cardeal patriarca e do bispo auxiliar de Lisboa. Entretanto, o Jornal de Notícias adianta que, em dez anos, o Vaticano expulsou 848 padres em todo o mundo, pela prática de abusos sexuais. No entanto, a notícia não diz se algum deste padres é português.
