Mostra de Presépios em Montemor-o-Velho celebra o Natal com criatividade e tradição

A Biblioteca Municipal Afonso Duarte (BMAD), em Montemor-o-Velho, acolhe até 7 de janeiro a Mostra de Presépios, uma iniciativa do Município que destaca a tradição natalícia, a imaginação e o talento da comunidade local.

A exposição reúne 18 presépios originais, construídos com materiais tradicionais, reciclados ou de origem natural. As peças foram criadas por instituições e cidadãos do concelho, entre os quais a Santa Casa da Misericórdia de Montemor-o-Velho, o Centro Social e Paroquial de Meãs, a Casa de Repouso Poeta Afonso Duarte, a Lídia Monteiro, alunos do Ninho da Luz, do CATL da Carapinheira da Cáritas Diocesanas de Coimbra, da EBI de Pereira, da EB1 de Tentúgal (Camila Melo e Carolina Santos), do Jardim de Infância da Carapinheira (João Luís e António Dinis), da EB1 de Arazede (Maria Oliveira Lourenço), da EB 2,3 da Carapinheira (Beatriz Dentinho), trabalhadoras da BMAD e utentes da Unidade Funcional de Montemor-o-Velho da APPACDM de Coimbra e do Centro Social Paroquial de Santo Varão.

A diversidade de materiais utilizados — desde utensílios de laboratório a tecido, vime, pedras, cápsulas de café ou cortiça — confere um carácter singular à mostra, evidenciando que a celebração do Natal pode assumir formas sustentáveis e visualmente surpreendentes.

A iniciativa resulta de um desafio lançado pelo Município à comunidade educativa, instituições locais, associações e população em geral, incentivando a criação de presépios que reflitam a identidade e o espírito colaborativo do território.

A Mostra de Presépios está aberta ao público, de segunda a sexta-feira, entre as 9h30 e as 18h, excetuando feriados e dias de tolerância de ponto. A entrada é gratuita.

0