O Mosteiro de Santa Clara-a-Velha, em Coimbra, vai acolher os jovens que vão participar na Jornada Mundial da Juventude, em Agosto. Em declarações à RTP, a Diretora Regional de Cultura do Centro não escondeu a satisfação, numa altura em que o monumento reabriu portas, sete anos depois das inundações:
O maior claustro gótico do país reabriu ao público no início desta semana, após as obras de beneficiação do edificado patrimonial, mas também a melhoria e valorização dos espaços envolventes.
Os trabalhos contemplaram ainda a conservação e restauro dos materiais pétreos, cerâmicos e azulejares, assim como a recuperação de pavimentos na igreja e nos passadiços exteriores, danificados pelas inundações de 2016.
Suzana Menezes explica o que foi feito para evitar situações semelhantes no futuro e o que ainda será feito para valorizar mais o espaço e o seu espólio:
O projeto de modernização do Centro Interpretativo do Mosteiro de Santa Clara-a-Velha vai custar cerca de 1,8 milhões de euros, financiados pelo Plano de Recuperação e Resiliência.