O Projeto Educativo Local (PEL) de Montemor-o-Velho foi apresentado esta quarta-feira, dia 18 de dezembro, no Conselho Municipal de Educação, tendo recebido parecer favorável por unanimidade.
Este instrumento estruturante de planeamento, que estabelece as linhas orientadoras estratégicas para a intervenção na área da educação no concelho de Montemor-o-Velho, vai ser submetido a deliberação dos órgãos municipais, com vista à sua entrada em vigor.
Complementar à Carta Educativa, o PEL visa a construção de um modelo educativo próprio, territorializado e dinamizador das políticas locais de educação, com o objetivo de qualificar e melhorar a educação e a formação ao longo de todo o ciclo de vida, otimizando os recursos disponíveis no território.
Este projeto surge em resposta ao reforço das competências municipais introduzidas pelo processo de descentralização administrativa do Estado. Montemor-o-Velho assume assim um papel ativo e inovador no planeamento estratégico da educação, apostando na formação, promoção e desenvolvimento da comunidade e promovendo experiências educativas significativas, inclusivas e diversificadas.
Para Diana Andrade, vereadora com o pelouro da educação, “com o Projeto Educativo Local, o Município de Montemor-o-Velho volta a inovar, a sonhar e a demonstrar, inequivocamente, que a educação é uma prioridade para este executivo, e que continuamos, diariamente, a valorizar os nossos e o que é nosso. Para além do necessário envolvimento de todas as crianças e adolescentes, bem como de toda a comunidade educativa, construindo experiências verdadeiramente diferenciadoras, o PEL vem incentivar-nos ainda mais a pensar e estruturar a educação a partir do Local, do território, da nossa identidade, da ação das pessoas, prolongando-se, desta forma, a todas as idades e a todos os espaços da vida”, explicou.
O diagnóstico realizado permitiu identificar quatro eixos estratégicos que sustentam o PEL e a sua implementação:
– Eixo 1: Requalificação, Reorganização e Valorização do Território;
– Eixo 2: Sucesso Educativo e Inclusão;
– Eixo 3: Cidadania, Cultura e Ambiente;
– Eixo 4: Inovação, Qualificação e Formação ao Longo da Vida.
Para cada eixo, o projeto define objetivos concretos que irão orientar as políticas e ações no território, promovendo uma educação mais coesa, inovadora e transformadora.
O PEL de Montemor-o-Velho foi elaborado pela Universidade de Coimbra, sob a coordenação do Professor Doutor António Rochette.
Com esta iniciativa, Montemor-o-Velho reafirma o seu compromisso para com a Educação, enquanto motor de desenvolvimento local, apostando num modelo inovador que valoriza o território e o potencial das suas comunidades.