A Hora do Conto, uma atividade de expressão plástica, um encontro com a escritora e tiktoker Márcia Pedroso, autora de Corte & Costura – As Maiores Fofocas da Nossa Realeza, e a oficina de pintura de azulejos orientada pelo artista Bráulio Figo foram algumas das iniciativas dirigidas à comunidade escolar do concelho e que decorreram, esta quinta-feira, 20 de novembro, na Biblioteca Municipal Afonso Duarte (BMAD), em Montemor-o-Velho. As atividades integram a programação municipal comemorativa dos 700 anos do nascimento de Inês de Castro.

A manhã iniciou-se com a Hora do Conto, onde o livro O Amor de Pedro e Inês, de Vanda Furtado Marques, deu o mote para uma oficina criativa. Vinte e sete crianças do Jardim de Infância da Carapinheira deram asas à imaginação na decoração das suas coroas de reis e rainhas.
Seguiu-se um participado encontro com Márcia Pedroso, que conduziu um debate dirigido a 50 alunos do ensino secundário, do curso de Humanidades da Escola Sede do Agrupamento de Escolas de Montemor-o-Velho.

Depois de um enquadramento histórico que explorou a narrativa de Pedro e Inês entre o mito e a realidade, os estudantes envolveram-se num debate ao estilo “Prós e Contras”, refletindo sobre o amor e as relações e trazendo a temática para a atualidade. Relações tóxicas, dinâmicas de poder e o papel da mulher foram alguns dos assuntos abordados.
Durante a tarde, 20 alunos do 6º ano da Escola EB 2,3 Dr. José dos Santos Bessa, da Carapinheira, continuaram a explorar o universo inesiano numa oficina de pintura orientada pelo artista pereirense Bráulio Figo.
As comemorações prosseguem este sábado, 22 de novembro, na BMAD e no Fórum Cultural de Montemor-o-Velho.
