A Biblioteca Municipal Afonso Duarte (BMAD), em Montemor-o-Velho, tem em exposição diversos fragmentos cerâmicos dos séculos XVI-XVIII encontrados durante os trabalhos de acompanhamento arqueológico da obra de conservação e reparação do Convento de Nossa Senhora dos Anjos.
Uma púcara, um jarro/canjirão e diversa louça de mesa são alguns dos elementos que compõem a mostra “Arqueologia do Convento dos Anjos” que vai estar patente até 31 de outubro na BMAD.
Para além dos fragmentos cerâmicos de faiança com decorações a azul, da denominada “baixela conventual”, sobretudo proveniente das olarias de Coimbra, a exposição dá também a conhecer azulejos hispano-árabes e elementos metálicos (ferradura, chave ou prego) recolhidos na área da cozinha e nos claustros do Convento.
A exposição “Arqueologia do Convento dos Anjos”, de entrada livre, pode ser visitada de 2ª a 6ª feira, das 9h30 às 18h.
Recorda-se que o Município de Montemor-o-Velho promoveu a recuperação do interior e da envolvente do Convento de Nossa Senhora dos Anjos, classificado como Monumento Nacional desde 1910 e um dos edifícios de maior valor simbólico e patrimonial do concelho. A intervenção representou um investimento superior a 1,6 milhões de euros, cofinanciado pelo Programa Operacional Centro 2020, através do FEDER, e vem reforçar a urbanidade e a atratividade turística de Montemor-o-Velho.