O Município de Mira, em parceria com os municípios de Cantanhede e Mealhada, está a implementar o projeto CuidIn 2.0, uma iniciativa inovadora que tem como objetivo avaliar e promover a saúde mental e o bem-estar dos cuidadores informais nos respetivos territórios.
Esta iniciativa surge para mitigar os desafios crescentes associados à deterioração da saúde mental e das condições de bem-estar dos cuidadores informais, adotando uma abordagem integrada que combina capacitação, qualificação e suporte através de uma rede de apoio social e interdisciplinar.
O projeto baseia- se em princípios técnico-científicos e pedagógicos, promovendo impacto social e introduzindo novos modelos de cuidados de saúde e bem-estar.
Está prevista a realização de 1.296 entrevistas nos três municípios, com o objetivo de mapear e diagnosticar as necessidades dos cuidadores informais.
Destas entrevistas, 360 cuidadores serão integrados num programa de capacitação, que visa melhorar, em 70%, a perceção de saúde mental e bem-estar dos participantes e reduzir os biomarcadores de stress em 50% dos cuidadores envolvidos.
O CuidIn 2.0 procura dotar os cuidadores informais de ferramentas e estratégias que promovam a sua autonomia, confiança e literacia em saúde, bem como aumentar o conhecimento dos seus direitos e deveres.
Paralelamente, o projeto envolve a mobilização de voluntários e futuros cuidadores, capacitados e sensibilizados para atuar como reforço de uma rede de apoio e suporte.
A coordenação do projeto está a cargo do Centro de Estudos e Investigação em Saúde da Universidade de Coimbra, contando com uma comissão de acompanhamento composta por representantes de várias entidades de relevo, como investidores sociais, a Unidade Local de Saúde de Coimbra, a Segurança Social, a Associação Cuidadores Portugal, a Rede Portuguesa de Municípios Saudáveis e o Rotary Club de Cantanhede.
Com este projeto os municípios de Mira, Cantanhede e Mealhada pretendem investir no bem-estar dos cuidadores informais, contribuindo para a criação de soluções sustentáveis que melhorem significativamente a qualidade de vida destas pessoas.