A Fundação ADFP, vai celebrar o Equinócio de Outono com um programa especial que contará com a presença do Ministro da Agricultura e Pescas. A visita do governante está agendada para sábado, dia 20 de setembro, e integra diversas iniciativas culturais, sociais e empresariais promovidas pela instituição.
O programa do Ministro inclui a receção no Parque Biológico da Serra da Lousã, onde visitará o Museu Vivo de Artes e Ofícios Tradicionais, a Adega, o Centro Social Comunitário e o Hospital Compaixão, estando previstas declarações públicas no final do percurso.

Antes da chegada do governante, dirigentes e amigos da Fundação terão um programa próprio que começa às 10h45 com uma visita à Quinta S. José, na Lousã, seguindo-se às 12h00 a inauguração de uma moradia em Pai Viegas, em Miranda do Corvo, e um almoço-convívio no Museu da Chanfana. A receção ao Ministro está marcada para as 14h30 e o encerramento da visita decorrerá por volta das 16h30.
Ainda no dia 20, o Templo Ecuménico da Paz acolherá, entre as 15h00 e as 22h00, um encontro de meditação e espiritualidade organizado por Luísa Alves, reunindo facilitadores nacionais e internacionais. O programa inclui meditação, jornadas sonoras, dança, yoga, danças africanas, xamanismo e terapias sonoras, terminando com o tradicional Círculo de Encerramento, evocando o equilíbrio entre luz e sombra característico do Equinócio.
Entre os participantes destacam-se Sabina Lovelight (gongs e taças tibetanas), Hélio Santos (danças africanas e canto), Marina Santos (yoga e viagens sonoras), Will Duarte (músico e terapeuta de som) e a própria organizadora, acompanhados pelo projeto “Delícias da Hagira”, de alimentação biológica alternativa.

As comemorações prosseguem na segunda-feira, 22 de setembro, com uma celebração simbólica do Equinócio e do Dia Internacional da Paz. A partir das 10h30, terá lugar um momento de reflexão e união aberto à comunidade, dinamizado por formandos e responsáveis da área de Formação Profissional da Fundação ADFP e com a participação de utentes de diversas valências da instituição.
Para a Fundação ADFP, o Equinócio de Outono representa não apenas uma marcação sazonal, mas também uma oportunidade para celebrar a gratidão, a paz e a comunhão entre os povos, reforçando os laços entre gerações e culturas. O Templo Ecuménico promove regularmente celebrações nos solstícios e equinócios, numa simbiose entre natureza e espiritualidade, que procura inspirar equilíbrio e harmonia interior.