Os meios de combate aos incêndios rurais vão ser reforçados a partir de hoje, passando a estar no terreno 8.537 operacionais, 1.940 viaturas e 37 meios aéreos.

A Diretiva Operacional Nacional (DON), que estabelece o dispositivo especial de combate a incêndios rurais (DECIR) para este ano, indica que, entre hoje e 31 de maio, o reforço de meios se situa no “nível II”, o primeiro aumento adicional do ano.

No âmbito do DECIR está já em funcionamento, desde o dia 07 de maio, a Rede Nacional de Postos de Vigia, que é composta por 77 postos de vigia para prevenir e detetar incêndios.

De referir que os meios de combate a incêndios voltam a ser reforçados em 01 de junho. Porém, é entre julho e setembro, o período que mobiliza o maior dispositivo, estando este ano ao dispor de 12.058 operacionais, 2.795 equipas, 2.656 veículos e 60 meios aéreos.

O combate aos incêndios rurais vai contar este ano com um novo instrumento para melhorar a coordenação entre as entidades envolvidas na deteção e vigilância dos fogos, denominada Diretiva Integrada de Deteção e Vigilância de Incêndios Rurais que vai ficar na tutela da Guarda Nacional Republicana.